O que é metagame no mercado financeiro?

Entenda o conceito do jogo dentro do jogo, o metagame.

A bolsa de valores, todos os dias apresenta variações de altas ou baixas a depender do “humor” do mercado financeiro. Isso acontece por conta da volatilidade entre os papéis ofertados e demandados. Além dessa volatilidade inerente, existem alguns investidores que trabalham com especulação sobre qual será o valor de uma ação no fim do dia, com o objetivo de lucrar com jogadas de investimento. Esse tipo de investidor enxerga a bolsa de valores e o mercado financeiro como um jogo. Por isso, eles buscam entender as regras desse “jogo”. É por trás dessa ideia que nasce o conceito de metagame, ou o jogo sobre como se joga o jogo.

Basicamente falando, o conceito de metajogo, define o pensar sobre como suas jogadas serão organizadas e como os outros jogadores organizarão as jogadas dele. Isso é especialmente relevante para o caso de jogos mais baseados em estatística, com regras imutáveis (ou não-formalizadas) como o “jogo” do Day Trade, por exemplo.

Isso porque, no caso do Day Trade, as variáveis de mercado de outros investidores e fundos de investimento fazendo ou diminuindo aportes e outras inúmeras possibilidades misturadas, afetam o metajogo.

Metagame no mercado financeiro

O metajogo no mercado financeiro é uma visão de mercado que vai além das técnicas como o Tape reading e análises técnicas de fluxo de ordens. A ideia é enxergar a profundidade de mercado e como as mudanças constantes podem ser, de certa forma, previstas com base no comportamento dos investidores.

Essas mudanças constantes são base para o conceito do metajogo. Como o mercado está sempre mudando, o day trader precisa estar preparado para se adaptar a essas mudanças. Mas, O que é estar preparado? É saber ler, identificar e se adaptar às nuances e a volatilidade do mercado, como operar com o Day Trade sem configurações pré-determinadas e sem depender delas para entender quando sair e quando entrar, por exemplo. 

O metajogo sempre muda com base em novas ferramentas e estratégias que aparecem no jogo. Isso significa que o metagame funciona muito mais com base no entendimento dos comportamentos de investidores e das empresas no dia a dia, na política e na sociedade do que só entender curvas em gráficos. 

Existe setup pronto para operar na Bolsa de Valores?

Muita gente enxerga o Day Trade como um método totalmente probabilístico, dependente de análises hiper técnicas. Mas se formos observar de perto, o Day Trader enxerga o mercado financeiro e o investimento na bolsa de valores muito mais do que um jogo. E, nesse ponto, ter setups prontos para operar na bolsa não vai te trazer vantagens, pelo contrário, provavelmente te trará prejuízos.

É importante ressaltar que no Mercado Futuro, é impossível prever o que irá acontecer. Trata-se de entender os movimentos e ter a chamada “visão coletiva”. É enxergar o que os grandes players atuantes no mercado enxergam. É ir além dos pontos superficiais e informações que já passaram que os gráficos estão nos mostrando. Quem está tomando as decisões no mercado? Quem está operando no mercado em que estou atuando como day trader? Entender isso, é essencial para determinar suas decisões de entrada e saída no mercado. 

Quer entender mais sobre o metagame no mercado financeiro e outros importantes conceitos para operar como um day trader profissional?

Acesse e aproveite nosso curso gratuito >> https://mesterlab.com/curso-gratuito/

plugins premium WordPress
Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá!
Posso te ajudar?