O que é metagame no mercado financeiro?

Entenda o conceito do jogo dentro do jogo, o metagame.

A bolsa de valores todos os dias apresenta variações de altas ou baixas a depender do humor do mercado financeiro. E isso acontece por conta da volatilidade entre os papéis ofertados e demandados.

Além dessa volatilidade inerente, existem alguns investidores que trabalham com especulação sobre qual será o valor de uma ação no fim do dia, com o objetivo de lucrar com jogadas de investimento.

Esse tipo de investidor enxerga a bolsa de valores e o mercado financeiro como jogo. Por isso, eles buscam entender as regras desse jogo. É por trás dessa ideia que nasce o conceito de metagame, ou o jogo sobre como se joga o jogo.

Basicamente falando, o conceito de metajogo define o pensar sobre como suas jogadas serão organizadas e como os outros jogadores organizarão as jogadas dele. E isso é especialmente relevante para o caso de jogos mais baseados em estática, com regras imutáveis (ou não-formalizadas) como o “jogo” do  Day Trade.

Isso porque – no caso do Day Trade – as variáveis de mercado, de outros investidores e fundos de investimento fazendo ou diminuindo aportes, e outras inúmeras possibilidades misturadas afetam o meta-jogo. Em outras palavras, o metagame muda quando novas estratégias são aplicadas dentro do espaço de possibilidades pré-existentes.

Metagame no mercado financeiro

O metajogo no mercado financeiro é uma visão de mercado que vai além das técnicas como o tape reading e análises técnicas de fluxo de ordens. A ideia é enxergar a profundidade de mercado e como as mudanças constantes podem ser, de certa forma, previstas com base no comportamento dos investidores.

Essas mudanças constantes são base para o conceito do metajogo. Como o mercado está sempre mudando, o day trader precisa estar preparado para se adaptar a essas mudanças. Mas o que é estar preparado? 

É saber ler, identificar e se adaptar às nuances e à volatilidade do mercado. Como operar com o Day Trade sem configurações pré-determinadas e sem depender delas para entender quando sair e quando entrar. 

Muita gente enxerga o Day Trade como um método totalmente probabilístico, dependente de análises hiper técnicas. Mas se formos observar de perto, o Day Trade enxerga o mercado financeiro e o investimento na bolsa de valores muito mais como um jogo.

E, nesse ponto, ter setups prontos para operar na bolsa não vai te trazer vantagens, pelo contrário. O metajogo sempre muda com base em novas ferramentas e estratégias que aparecem no jogo. 

Isso significa que o metagame funciona muito mais com base no entendimento dos comportamentos de investidores e das empresas no dia a dia, na política, na sociedade do que entender curvas em gráficos. 

É importante ressaltar que no Mercado, Futuro é impossível prever o que irá acontecer. Trata-se de entender os movimentos e ter a chamada “visão coletiva”. É enxergar o que os grandes players atuantes no mercado enxergam, para segui-los no movimento.

É ir além dos pontos superficiais e informações que já passaram que os gráficos estão nos mostrando. Quem está tomando as decisões no mercado? Quem está operando no mercado em que estou atuando como day trader? Entender isso é essencial para determinar suas decisões de entrada e saída. 

Quer entender mais sobre o metagame no mercado financeiro e outros importantes conceitos para operar como um day trader profissional?

Aproveite nosso curso gratuito >> https://mesterlab.com/curso-gratuito/

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá!
Como posso te ajudar?