Por que operar no Mercado de Futuros?

Entenda por que vale a pena fazer day trade com esse mercado.

Day trading é um tema avançado por si, especialmente quando se trata de day trade no mercado de futuros (instrumentos alavancados e inerentemente mais arriscados que a maioria dos ativos não-alavancados).

Você definitivamente deve entender um pouco de day trade geral, antes de tentar fazer day trade com mercado de futuros. É importante ter uma base consistente de conceitos, habilidades, a experiência e a mentalidade para trabalhar nesse mercado.

É como saltar de paraquedas: existem benefícios mentais e psicológicos para o paraquedismo. Ainda assim, saltar de um avião não é para todos, pois existem riscos significativos.

Embora esse mercado seja mais voltado para traders avançados que já possuem uma experiência de negociação de curto prazo, é bom que novos traders também leiam esse artigo para ajudar na decisão de quando se envolver nessa atividade.

Boas razões para negociar futuros em vez de ações

A estratégia de comprar e vender um contrato de futuros dentro do mesmo dia, sem manter posições abertas longas ou curtas durante a noite é uma boa opção e geralmente variam em duração. Eles podem durar alguns minutos ou uma sessão inteira de negociação. 

É preciso muito conhecimento, experiência e disciplina para fazer day trade com futuros, mas no geral, todas as posições devem ser fechadas no final do dia e nenhuma posição permanece aberta durante a noite. Um day trader de futuros costuma dormir bem à noite, pois não existe um risco de volatilidade nesse caso.

Outro ponto importante do porquê operar no Mercado Futuro é que, no mercado de ações comum, existe um número gigantesco de ações para escolher – milhares delas. Isso significa que são milhares de chances de escolher as ações erradas. 

No caso do mercado de futuros,  você tem uma gama de opções menores, o que facilita a compreensão dessas opções e do desenvolvimento delas no dia a dia. É claro que não é tão simples assim, mas um número menor de opções facilita as operações. 

Além disso, essas ações permanecem em uma faixa de negociação muito estreita por semanas, então de repente, uma grande movimentação acontece. No mercado de ações, você não só tem que ser bom em escolher as ações, seu timing tem que ser perfeito, a menos que você tenha muita sorte.

Pode-se aprender muito sobre os mercados futuros em um curto período fazendo day trading. Os day traders normalmente fazem mais do que alguns negócios todos os dias.

Compare isso para posicionar os traders que podem fazer apenas uma negociação por semana. Em essência, dá para acelerar rapidamente o ganho de experiência de negociação e os seus conhecimentos através da operação de day trading de contratos futuros.

Por fim, há ainda a questão do valor mínimo para negociações. No mercado de ações tradicional, se você não tem uma conta US$ 25.000, você só pode entrar e sair de, no máximo, 5 negociações em qualquer período de cinco dias no mesmo dia – essa é a regra PDT que funciona para o mercado de ações norte-americano. Em outras palavras, é praticamente impossível atuar como day trader nesse caso. No caso do mercado do futuro, você é capaz de negociar com menos dinheiro, porque tudo é baseado em margens, então você consegue negociar com menos dinheiro na conta.

Mesmo com todos esses pontos, sempre gostamos de ressaltar o grande mantra no trabalho do day trader: NÃO EXISTE DINHEIRO FÁCIL!. Infelizmente, o day trading se tornou algo gamificado, um hype das redes sociais, repleto de gurus que tentam te convencer apenas dos benefícios de fazer day trading. E o que isso significa? Que a arte e a ciência desse tipo de operação está perdido nesse hype do “lifestyle” impulsivo, desse comportamento indisciplinado e sem conhecimento. 

Para finalizar: trabalhar com o mercado de futuros pode ser uma boa opção para você, desde que seu plano esteja sólido para atuar nele. Prepare-se, estude bastante, pratique em uma conta de simulação por algum tempo, ganhe experiência e solidifique seu conhecimento para então começar a atuar nesse mercado. E bons negócios!

Quer entender mais sobre o Mercado Futuro no mercado financeiro e outros importantes conceitos para operar como um day trader profissional?

Acesse e saiba mais: https://mesterlab.com/curso-mercado-futuro/

plugins premium WordPress
Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá!
Posso te ajudar?