Por que usar o Tape Reading?

Entenda o conceito do jogo dentro do jogo, o metagame.

O Tape Reading é uma técnica de negociação no day trade que permite analisar negócios de compra e venda que estão sendo realizados em tempo real. É útil para determinar o estado de humor dos investidores no mercado e, por consequência, ajuda a definir melhor suas próprias posições e estratégias.

A técnica funciona como um estudo do comportamento do ativo, analisando as ordens enviadas pelos players e assim entender suas intenções e urgências. De acordo com especialistas, com o Tape Reading, é possível enxergar os movimentos em seu total, do início, até o momento que eles se encerram, possibilitando “surfar” de começo ao fim nesses movimentos, de forma precisa.

Neste artigo vamos explicar mais sobre a técnica, quando ela é mais indicada e qual é a importância dela para um trader.

O que é o Tape Reading?

A técnica Tape Reading, é uma das ferramentas utilizadas pelos traders para analisar os dados de negociações no mercado financeiro. Mas sua história é antiga: o termo “leitura de fitas” se originou a partir das máquinas Ticker Tape, que se tornaram uma tecnologia predominante para citar ações no final do século XIX

Ela permitia aos traders ler cotações atualizadas de ações via código morse sobre linhas telegráficas. O termo Leitura de Fita originou-se daí. A técnica consiste em um leitor que vai selecionando partes do pregão e fazendo anotações sobre cada movimento ocorrido no período. Com isso, os traders vão interpretando as informações nelas contidas e tomando decisões. 

Esse processo pode ser feito manualmente ou por meio de softwares específicos para Tape Reading. Em ambos os casos, a ideia é identificar comportamentos que possam indicar tendências futuras.

A vantagem do Tape Reading

Quem usa Tape Reading, tem uma vantagem sobre os que operam apenas com base nos gráficos porque podem interpretar dados em tempo real, filtrando diferente dos gráficos que mostram dados passados e atrasados. 

Mas é preciso ficar atento: aprender o básico de Tape Reading leva algumas horas, mas a prática leva muito tempo para ser dominada, por conta de 3 pontos essenciais: 

1. A enorme complexidade do mercado que requer alguns bons anos de observação (entender como as partes individuais afetam o todo);

2. As macro forças que movem os mercados mundiais mudam com o tempo;

3. A estrutura do mercado mudou drasticamente ao longo dos anos (o que exige novas habilidades);

Por que usar Tape Reading?

A maioria dos traders passa seu tempo estudando como ler um gráfico de preços e prever para onde o mercado está indo. No entanto, um gráfico só é capaz de mostrar os preços e as negociações que já ocorreram. Nesse sentido, estamos limitados às informações que podemos obter da análise técnica comercial. Se você quer chegar às raízes do porquê o preço está realmente se movendo, você precisa fazer a leitura de fluxo do mercado.

O Tape Reading pode ser extremamente útil se você for um day trader que procura pegar movimentos em seu mais antecipado começo e também ajuda a criar uma estratégia de qualidade, com pouca exposição ao risco e alvos longos de ganho. 

Esse último ponto é extremamente importante, pois investidores individuais ou em pequenos grupos têm um poder muito pequeno de afetar o mercado. Isso significa que grandes players, chamados “tubarões“, são quem realmente influenciam o jogo.

Quer entender mais sobre o Tape Reading no mercado financeiro e outros importantes conceitos para operar como um day trader profissional?

Acesse e aproveite nosso curso gratuito >> https://mesterlab.com/curso-gratuito/

plugins premium WordPress
Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá!
Posso te ajudar?